Através do projeto Voluntariado Digital, colaboradores do Grupo Telefônica de todo o país podem usar seu tempo e conhecimento para auxiliar ONGs via internet.

Voluntariado digital: colaboradores usam a Internet para auxiliar ONGs. E você pode fazer o mesmo!

Por meio do projeto Voluntariado Digital, que lançamos com apoio do Instituto Voluntários em Ação (IVA), colaboradores do Grupo Telefônica de todo o país podem usar seu tempo e conhecimento para auxiliar à distância, via Internet, quatro ONGs de Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). São elas:

Instituto Paulista Adventista de Educação e Assistência Social (IPAEAS) – Núcleo de Crianças Vinde a Mim: atende cerca de 200 pessoas – 50% em situação de vulnerabilidade, 40% filhos de presidiários e 10% com necessidades especiais.

Instituto de Desenvolvimento Evangélico (IDE): trabalha com 1.300 crianças carentes por meio de oficinas de cultura, esporte, tecnologia, incentivo à leitura, acompanhamento escolar e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Centro de Educação Infantil Menino Deus: cuida de 250 crianças de um ano e meio a 12 anos e funciona como um contraturno, oferecendo aulas de capoeira, jiu-jitsu, informática e inglês, ministrada por professores voluntários.

Fundação Casa dos Sonhos: atua com 50 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e já beneficiou mais de 600 pessoas. Colabora na educação ética e formação sociocultural de crianças, adolescentes e jovens adultos em situação de risco.

Como surgiu o projeto?
Selecionamos as quatro ONGs e, junto a elas, identificamos quais necessidades poderiam ser solucionadas à distância. E são várias demandas: assessoria jurídica, tradução de textos, geração de conteúdos para sites e redes sociais, entre outras.
Não trabalho na Telefônica Vivo. Também posso ser voluntário digital?
Com certeza! Basta uma conexão à Internet e vontade de fazer a diferença. Veja como é fácil:
1. Acesse www.voluntariosonline.org.br e cadastre-se;
2. Escolha a oportunidade que mais lhe interessa e clique em “quero ajudar”;