Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Voluntário do programa leva para a altitude parte da experiência como formador

Ainda que estivesse a 1.200 quilômetros de distância e 6.000 metros de altitude quando os jovens apresentaram seus projetos de empreendedorismo social, foi com uma homenagem ao Pense Grande que o colaborador do Grupo Telefônica José Vicente Teixeira Junior (36) prestigiou o trabalho que realizaram juntos ao longo do ano.

Comprometido com um curso de alpinismo na Bolívia, o formador voluntário não pôde comparecer à etapa final, em São Paulo. No entanto, como forma de se fazer presente, JJ, como é carinhosamente conhecido pelos colegas, decidiu levar para o alto das montanhas parte de sua experiência.

A estreia de José Vicente no programa coincidiu com o primeiro ano em que o Pense Grande foi levado também para ONG’s. Envolvido nessa edição especial, ele ficou responsável por formar os jovens da CTC Digital, que atua na promoção de inclusão digital.

“Foi muito marcante! Espero ter conseguido ajudar os jovens com algum ensinamento, mas posso dizer que também aprendi bastante vendo a satisfação deles em aprender de uma forma diferente, leve”, comenta JJ sobre a experiência.

Após as capacitações que recebeu junto do grupo de colaboradores, o voluntário ficou responsável por facilitar o processo de assimilação do conteúdo. A cada encontro, eram realizados exercícios, debates e orientações que, segundo conta José, foram muito bem recebidos pelos jovens justamente pelo dinamismo.

“Acompanhando bem de perto a trajetória deles, nós conseguimos notar essa preocupação dos grupos em gerar impacto, mais até do que retorno financeiro”, comenta JJ sobre o perfil dos projetos desenvolvidos durante a edição que participou.

Em 2018 o Programa Pense Grande está presente em 17 turmas nas Fatecs Zona Leste, Guarulhos, Ribeirão Preto, São Caetano e Itaquera, além da ETEC Professora Maria Cristina Medeiros, em Ribeirão Pires, interior de São Paulo. Saiba mais sobre o programa que apoia o empreendedorismo social

Quanto ao acompanhamento, ele reforça o que é fundamental para a principal missão como voluntário: expandir conhecimento. Foi através do aprendizado nas oficinas que foi capaz de enxergar a evolução desses jovens e de seus ideais empreendedores.

Curso de Gelo

Após 16 dias de aventura na Bolívia, que resultaram na escalada das montanhas Chacaltaya (5.395 metros), Glacial Charquini (5.390 metros) e, para terminar, a Huayna Potosi (6.088 metros).

  Sem contar para ninguém, pensei em levar comigo a camiseta do programa. Assim eu poderia me desculpar por não estar presente, mas mostrar que eles estavam lá comigo”, conta JJ sobre a homenagem ao Pense Grande.

Na imagem, voluntário José Vicente Teixeira Junior veste camisa em homenagem ao Pense Grande em montanha na Bolívia
José Vicente Teixeira levou a camiseta em homenagem ao Pense Grande a montanhas na Bolívia.

Voluntário faz homenagem ao Pense Grande direto da Bolívia
Voluntário faz homenagem ao Pense Grande direto da Bolívia