O termo voluntivismo é junção das palavras voluntário + ativismo, e caracteriza-se pela ressignificação do voluntário numa era de movimentos digitais. Descubra!

Voluntivismo: o futuro do voluntariado

O futuro é hoje e pode ser visto no plugar do USB, na utilização de um aplicativo ou em um projeto financiado coletivamente por crowdfunding. E é de olho nessa realidade promissora e tecnológica que a Fundação Telefônica Vivo realizou o Visões de Futuro+15, projeto que estuda macrotendências de transformação social e digital para os próximos quinze anos, mapeando iniciativas inovadoras no Brasil e no mundo.

Um dos cenários descobertos pela pesquisa é o Voluntivismo. O termo é junção das palavras voluntário + ativismo, e caracteriza-se pela ressignificação do voluntário numa era de movimentos digitais. Nessa projeção, não haverão mais objetos desconectados e a internet, mais do que um espaço de lazer, se torna uma ferramenta social de ação dentro do cotidiano. O cyber espaço é um lugar de ativismo social e solucionador de pequenos e grandes problemas, e não existe mais uma barreira entre ativismo social e digital.

Parte da realidade da juventude brasileira, o voluntivismo pode ser constatado nos dados da pesquisa Juventude Conectada, também realizada pela Fundação. Um dos eixos do estudo é o ativismo, e nas mais de 1400 entrevistas, se constatou o grau de imersão do jovem dentro do mundo digital: 52% dos jovens entrevistados acreditam que a internet aumenta a participação das pessoas em movimentos sociais, enquanto 43% deles consideram que produzir e compartilhar conteúdos nas redes são formas muito eficazes de protestar.
Dentro dessa realidade interativa, fica claro que a tecnologia é mais um meio para incentivar a solidariedade através da troca, da criatividade e da mobilização.

Se informe mais sobre o estudo Visões de Futuro+ 15 aqui:

Conheça também outros estudos e publicações da Fundação Telefônica Vivo que estão disponíveis em nosso acervo: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/acervo/

Voluntivismo: nova faceta de Voluntariado