Saiba mais sobre o volunturismo, a modalidade que permite ao viajante realizar o voluntariado enquanto conhece novas culturas e lugares

#ProgramadeVoluntariado#Voluntariado

Imagem mostra as mãos de sete pessoas reunidas. Todas estão segurando punhados de terra com pequenas mudas de plantas.

Férias costumam ser sinônimo de diversão, descanso e lazer. Mas para muitas pessoas, esse período também é uma oportunidade para realizar um trabalho voluntário ao mesmo tempo em que conhece diferentes lugares e culturas. Assim, essa prática é conhecida como volunturismo, que une o turismo ao voluntariado.

Nesse sentido, o volunturismo se destaca pelo trabalho de impacto social realizado pelos viajantes e por ajudar a aquecer a economia local. Envolve trabalho e férias, na mesma proporção. Decerto, em um momento no qual o mundo ainda sofre as consequências econômicas e sociais causadas pela pandemia da Covid-19, toda ajuda é bem-vinda.

Além disso, a modalidade oferece benefícios a quem a pratica. Por exemplo, o desenvolvimento de habilidades, a imersão cultural em comunidades, a prática de um novo idioma e até mesmo a descoberta de um propósito de vida.

“Certamente, o voluntário acaba tendo uma maior imersão cultural e conhece melhor a localidade. Turistas costumam visitar as principais atrações de um lugar, enquanto o voluntário interage com a comunidade. Além disso, o sentimento de gratidão por ajudar o próximo é recompensador!”, afirma Eduardo Mariano, fundador da plataforma Exchange do Bem. A empresa conecta voluntários com diferentes projetos em todo o mundo.

Volunturismo: foco no propósito e cuidados durante a pandemia

Ter cuidado e responsabilidade durante o volunturismo é fundamental. Principalmente em tempos de pandemia, as medidas de segurança não podem ser abandonadas para quem pretende viajar com esse propósito.

Ainda que o trabalho voluntário seja realizado em horas e locais pré-definidos, é necessário comprometimento com as atividades. Afinal, o trabalho de impacto envolve necessidades humanas.

“Portanto, o voluntário jamais deve participar desse tipo de viagem pensando em fotos para mídias sociais. O objetivo principal deve ser ajudar. Porque você sairá totalmente da zona de conforto e conhecerá realidades diferentes. Então, esse é um ótimo convite para uma reflexão sobre nossas escolhas. Por causa de momentos de reflexão e da atuação no voluntariado, você enxerga novos papeis que pode exercer em uma sociedade e descobre o seu como agente de transformação”, declara Eduardo.

Várias empresas oferecem o serviço de volunturismo. Através delas, pessoas que buscam experiências transformadoras conseguem se conectar a diversos programas de voluntariado, que englobam desde questões ambientais até educacionais.

Conheça algumas iniciativas a seguir.

Trabalho voluntário na Amazônia

A proposta do programa é passar por diferentes comunidades ribeirinhas da Amazônia, a bordo de um barco-hotel. Dessa maneira, levando conhecimentos de higiene, compostagem, agricultura e alimentação, com o apoio da ONG Doutores das Águas.

Além disso, os voluntários podem conhecer a região, interagir com a natureza e mergulhar no rio durante a viagem.

Projeto Onça Pintada no Paraná

Mantido pela Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre, o projeto iniciado em 1995, na cidade de Campina Grande do Sul (PR), atua com a preservação e perpetuação da fauna silvestre brasileira, cuidando dos animais e os reintroduzindo na natureza.

Nesse sentido, durante a atividade os voluntários atuam no apoio da alimentação. Bem como nos cuidados diários dos animais. Além de poderem desfrutar do contato direto com a natureza.

Volunturismo no Rio Negro

O pacote contempla a visita a uma aldeia indígena localizada às margens do Rio Negro, em Manaus (AM), onde o grupo de viajantes irá realizar o trabalho voluntário, com duração prevista de cinco dias.

Além disso, oficinas de produção de açaí e de itens artesanais e trilhas na selva  fazem parte da programação. Ao mesmo tempo, é possível fazer diversos passeios pela região e ter a oportunidade de realizar uma imersão na cultura do povo da aldeia.

Turismo consciente no Rio Grande do Norte

Com atividades variadas como plantio das árvores, limpeza da praia, recreação e aulas de educação artística, os voluntários podem apoiar o desenvolvimento sustentável da comunidade local na Praia da Pipa, uma das mais paradisíacas do Brasil.

A atividade pode durar de uma a 24 semanas, o voluntário também terá tempo livre para desfrutar da região e ter aulas gratuitas de surf.

Energia Solar na Costa Rica

Para os interessados em desenvolver habilidades e aprender um novo idioma e cultura, o workshop sobre energia solar em Porto Jimenez, na Costa Rica, é uma oportunidade.

Durante a estadia na cidade vizinha à floresta nacional do Corcovado, o voluntário aprenderá sobre o tema e participará da instalação de painéis de energia solar em escolas da zona rural. Nos dias livres, poderá conhecer a região, realizar caminhadas ecológicas, mergulhos e passeios de caiaque com guias locais.

Volunturismo: férias e trabalho voluntário em uma só viagem