Palestras RIA Palestras RIA 2012

Veja tudo que rolou no evento

A construção da cultura digital – estética de uma nova sociedade

A presidente da Fundação Telefônica Vivo na ocasião, Françoise Trapenard, recebe o filósofo Pierre Levy e o jornalista Gilberto Dimenstein, dois estudiosos e defensores da internet como caminho para a democratização do conhecimento e da transformação social, para um bate-papo sobre conceitos e exemplos de como a cultura digital tem modelado uma nova sociedade.

Economia Criativa – quebra de paradigma numa nova era

A especialista em economia criativa e desenvolvimento sustentável, Lala Deheinzelin, e o economista Eduardo Giannetti, mediados por Luis Guggenberg, gerente de inovação social e voluntariado da Fundação Telefônica Vivo, debatem sobre as tendências do século 21 e as transformações da economia nesse novo contexto: mais tecnológico, digital e sustentável.

Somos Seres Digitais?

Para responder essa pergunta, Françoise Trepenard, a então presidente da Fundação Telefônica Vivo na ocasião na ocasião, recebe a filósofa Viviane Mosé e o neurocientista Miguel Nicolelis que, juntos, provocam um debate emocionante sobre o ser humano e a sua relação com a tecnologia, por meio de aspectos científicos e filosóficos.

Diálogos Criativos | Imagem – como educar seu olhar

Reinaldo Pamponet, fundador da Eletrocooperativa, faz a mediação deste bate-papo entre o VJ Alexis Anastasiou e o fotógrafo Christian Cravo. Pamponet propõe a questão: “como a gente aprende a olhar esse mundo novo?”, buscando discutir o papel da imagem, como arte, em um momento de transição para a era digital.

Diálogos Criativos | Som

O pianista e compositor Benjamim Taubkin emociona o público com uma bela apresentação solo. O diálogo criativo se dá nos momentos de interação com a poesia de Sérgio Vaz, o poeta da periferia.

Diálogos Criativos | Palavras

A importância da palavra na era digital e a relação entre a literatura e a tecnologia nesse contexto são apenas algumas das reflexões que instigaram o debate entre o jornalista Claudiney Ferreira, do Itaú Cultural, o escritor Milton Hatoum e o poeta e criador da Cooperifa, Sergio Vaz.