A Fundação Telefônica Vivo e a ONG ChildFund Brasil atuam na prevenção e combate ao trabalho infantil. Confira os resultados dessa parceria!

Parceria entre Fundação Telefônica e ChildFund Brasil retira 46% das crianças atendidas do trabalho infantil

A Fundação Telefônica Vivo e a ONG ChildFund Brasil atuam em parceria, desde 2012, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, na prevenção e combate ao trabalho infantil. A iniciativa mapeou as áreas de maiores riscos e hoje, com dois anos de trabalho, já apresenta resultados positivos para crianças e adolescentes, além de toda a comunidade envolvida.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2011, o Brasil tinha cerca de 3,7 milhões de crianças em situação de trabalho infantil, das quais 1,5 milhão estavam concentradas nos estados de Alagoas, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Por isso, a região do seminário é  parte estratégica para destinar ainda mais esforços e investimentos para a região. O Brasil é um dos países comprometidos em eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2015 e de erradicar a totalidade do trabalho infantil até 2020, conforme proposta da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Um mapeamento da região identificou que as principais atividades realizadas por meninas e meninos eram de trabalho doméstico (afazeres de casa como cozinhar, limpar a casa, cuidar de irmãos e irmãs); trabalho em serviços (trabalhando como babá ou para terceiros em comércio como oficinas mecânicas, salões de beleza, etc.); trabalho agrícola (capinar e cuidar de animais) e o trabalho artesanal.
Dentre o universo de crianças e adolescentes identificados em situação de vulnerabilidade, 74% encontrava-se em situação de trabalho infantil ou trabalho adolescente desprotegido no início do projeto. Nesses dois anos de atuação, a parceria já retirou 46% dessas crianças e adolescentes atendidas da situação de trabalho infantil e trabalho adolescente desprotegido.
“É o início da nossa jornada de erradicação do trabalho infantil. É importante ver o sucesso de nossas ações numa região tão representativa para o nosso país, mais ainda negligenciada. Mostra que estamos no caminho certo com nossas parcerias e esforços”, ressalta Patricia Santin, Gerente da área de Infância e Adolescência da Fundação Telefônica Vivo.