Trilhas

Criança segurando um lápis sorri enquanto estuda

Além de cursos e a troca de experiências entre educadores, o Portal Trilhas disponibiliza materiais composto por jogos, cadernos de estudos e de orientação para o professor trabalhar a aprendizagem dos alunos.

O Portal TRILHAS é uma plataforma colaborativa para professores alfabetizadores e estudantes de Pedagogia e licenciaturas, que desejam aprimorar seus conhecimentos com cursos referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a troca de experiências com educadores de todo o Brasil.

O projeto foi criado pelo Instituto Natura e hoje conta com a parceria e gestão da Fundação Telefônica Vivo, além do apoio do Instituto Península, e tem o objetivo de contribuir para a formação continuada, colaborando com o desenvolvimento de alunos leitores e escritores até o 2º ano do Ensino Fundamental.

A iniciativa surgiu como um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, em 2006. Após cinco anos, foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como eficaz para ser implementada como política pública para turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, chegando a 72 mil escolas em mais de 60% dos municípios de todo o Brasil.

Em 2014, passou a oferecer o primeiro curso a distância (EAD) para professores, que foi ampliado nos anos seguintes. Em 2019, o portal foi reformulado com foco ainda maior nos cursos e no intercâmbio entre professores, gestores e estudantes de pedagogia e licenciaturas.

Além da troca de experiências sobre temas relacionados à formação continuada, o portal disponibiliza, para download, o TRILHAS Digital Educação Infantil e Ensino Fundamental, composto por jogos, cadernos de estudos e de orientação ao professor trabalhar a aprendizagem dos alunos com textos e jogos.

Na Biblioteca TRILHAS os professores encontram conteúdos e dicas sobre alfabetização, entrevistas e uma diversa lista com mais de 80 indicações de livros literários para consultar a qualquer momento. O acervo reúne ainda mais de 400 vídeos de práticas reais, enviados por professores que utilizam o TRILHAS no processo de alfabetização.

Atualmente, o portal oferece uma experiência de formação que contribui com o letramento digital por meio de três cursos on-line e totalmente gratuitos: Leitura em voz alta; Escrita por meio do professor; Escrita compartilhada: pesquisar, comunicar e aprender, que emitem certificados por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e já formaram mais de 35 mil educadores.

Conheça o Trilhas: portaltrilhas.org.br