Projeto de Vida
O eixo Projeto de Vida dialoga com a sexta competência geral da BNCC e apoia o jovem em seus processos de escolha de caminhos pessoais, acadêmicos, sociais e profissionais, pautados […]
Saiba maisO programa Pense Grande contribui com o desenvolvimento das juventudes brasileiras e o fortalecimento das competências necessárias para um mundo cada vez mais digital e em constante transformação.
Saiba maisO Programa Pense Grande convida jovens de todo o Brasil a pensarem no seu projeto de vida, compreendendo as tecnologias digitais como aliada na solução dos desafios do dia a dia, e apoiando a implementação de políticas públicas em educação do novo Ensino Médio.
Incentivamos as juventudes a criarem soluções para a transformação de suas vidas e das pessoas ao seu redor, estimulando não somente o seu desenvolvimento cognitivo, mas também suas habilidades e competências socioemocionais, reconhecendo os jovens como protagonistas de suas histórias e aptos a traçarem seus próprios caminhos a partir de escolhas conscientes. Acreditamos que tal incentivo passa também pelo papel da escola, essencial para a formação integral dos jovens.
Impulsionamos as redes estaduais na implementação do Novo Ensino Médio, por meio da oferta de formações para educadores e estudantes, além da produção de conteúdos multimídia e trilhas interativas com os temas de projeto de vida, empreendedorismo social e tecnologias digitais. Tudo alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para nós da Fundação Telefônica Vivo, Pensar Grande é atuar com o propósito de desenvolver integralmente as juventudes brasileiras, entendendo tal como a soma de indivíduos aptos às escolhas mais conscientes e éticas, comprometidos com uma sociedade mais justa, democrática e diversa, que proporciona maior igualdade de direitos, deveres e de oportunidades a todos.
Neste eixo, as ações ofertadas dialogam com a quinta competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Cultura Digital – como resposta a uma necessidade contemporânea de compreender as tecnologias e suas relações para além do papel de meros usuários. As habilidades relacionadas às Tecnologias Digitais colaboram para que professores e estudantes possam criar, interagir e atuar de forma mais segura e consciente, ampliando possibilidades de escolhas profissionais e de soluções para uma realidade cada dia mais dinâmica e fluída.
O eixo Projeto de Vida dialoga com a sexta competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Trabalho e Projeto de Vida – em que o educador atuará como um facilitador, que orienta e estimula o estudante a conhecer a si e ao mundo que o cerca. Busca também possibilitar que o jovem identifique seus objetivos pessoais, acadêmicos, profissionais e seu papel como cidadão, e que seja capaz de protagonizar sua história e traçar o próprio caminho.
O eixo Empreendedorismo tem como objetivo apresentar uma nova perspectiva sobre o tema para o desenvolvimento integral dos jovens, promovendo a oportunidade de vivenciarem o empreendedorismo social com o uso da tecnologia digital, para estimular, prioritariamente, as competências da BNCC relacionadas à Comunicação, Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania.
O eixo Tecnologias Digitais dialoga com a quinta competência geral da BNCC como resposta a uma necessidade social contemporânea de compreender as tecnologias e suas relações para além do papel […]
Saiba maisO eixo Projeto de Vida dialoga com a sexta competência geral da BNCC e apoia o jovem em seus processos de escolha de caminhos pessoais, acadêmicos, sociais e profissionais, pautados […]
Saiba maisO eixo Empreendedorismo apresenta uma nova perspectiva sobre o tema para o desenvolvimento integral dos jovens, promovendo a oportunidade de vivenciarem o empreendedorismo social com o uso da tecnologia digital.
Saiba maisA Rede Pense Grande é um espaço voltado para a troca de experiências e conhecimento entre educadores que concluíram as formações do Programa Pense Grande.
Saiba mais