Pense Grande Tech

Imagem mostra uma jovem olhando para a tela de um computador. Ela usa blusa azul marinho listrada, tem cabelos compridos, que estão presos, e está sorrindo.

O eixo Pense Grande Tech contribui com o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes, por meio de conteúdos alinhados à BNCC e aos pressupostos do Novo Ensino Médio.

O Pense Grande Tech surge em um contexto em que é cada vez mais necessário que os professores estejam por dentro das discussões sobre como as sociedades atuais têm as tecnologias digitais incorporadas. Isso contribui para melhorar a prática docente diante de seus alunos, porque é inquestionável o papel das tecnologias digitais como instrumento de socialização, expressão e trabalho dos jovens.

O objetivo é contribuir ainda mais com o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes. Além de colaborar com a oferta de conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos pressupostos do Novo Ensino Médio.

O trabalho com os professores de incorporarem as tecnologias digitais em suas práticas docentes e como tema prioritário e/ou transversal dentro de sala de aula reforçam, ainda, o conjunto de ações da Fundação Telefônica Vivo, que colabora com a implementação de políticas públicas que promovam a melhoria da Educação Básica no país por meio das tecnologias.

Nesse sentido, Pense Grande Tech oferece formações e conteúdos que estão alinhados aos novos currículos para o Ensino Médio e que podem ser ofertados de forma transversal, compondo itinerários formativos e eletivas incorporadas às tecnologias digitais.

A formação técnica profissionalizante em Ciência de Dados tem como propósito democratizar a formação em dados para os estudantes da rede pública de ensino.

Itinerário formativo

O primeiro itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados foi desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o CIEB, para oferecer às redes e escolas públicas apoio na implementação de uma formação qualificada que dialogue com o jovem do Ensino Médio e a sociedade atual, em um mundo em constante transformação.

A escolha por Ciência de Dados não acontece por acaso, pois considera a relevância que o uso de dados se faz em todos os setores da sociedade, bem como as possibilidades de inserção do jovem no mercado de trabalho atual e no futuro.

Os estados que aderiram ao movimento que amplia a democratização das tecnologias digitais aos estudantes do Ensino Médio e irão implementar o currículo experimental de Ciência de Dados em suas redes de ensino são Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Para mais informações sobre a formação técnica e profissional em Ciência de Dados, acesse a página oficial do projeto e conheça a proposta curricular idealizada pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o CIEB.

Referencial curricular para a qualificação profissional em Ciência de Dados

Para a implementação das eletivas, contamos com as formações híbridas em Tecnologias Digitais. Neste formato, parcerias exclusivas podem ser feitas com as Secretarias de Educação de todo o país.

Eletivas

Com as eletivas, apoiamos as redes de ensino na implementação do Novo Ensino Médio por meio da formação de educadores e da oferta de conteúdos relacionados às Tecnologias Digitais para garantir a expansão da Cultura Digital, além de parcerias exclusivas com Secretarias de Educação.

São temáticas atuais e atrativas, para aumentar o interesse e engajamento dos jovens em sala de aula, além de contribuir para o desenvolvimento de competências digitais em professores e estudantes.

Coleção Tecnologias Digitais

A Coleção de Tecnologias Digitais contribui com o fomento da Cultura Digital dentro das escolas por meio de temas como programação e robótica. O material criado para a formação continuada dos educadores traz a importância e o uso de diferentes formas de tecnologias para a sala de aula, com objetivo de desenvolver as competências digitais dos jovens estudantes e também na construção dos seus projetos de vida, no contexto do Novo Ensino Médio.

Os seis cadernos reúnem conteúdos e sequências didáticas sobre temas como pensamento computacional, programação, narrativas digitais e robótica sustentável. Conheça e faça gratuitamente o download

Cursos em Tecnologias Digitais

Os cursos, voltados para o Ensino Médio, fazem parte da oferta formativa do Pense Grande Tech. O objetivo é proporcionar aos educadores uma imersão em temas da Cultura Digital, alinhados aos conteúdos dos cadernos da Coleção de Tecnologias Digitais.

Parte dessa formação é realizada na plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa”, que oferece cursos on-line de formação continuada, totalmente gratuitos, para educadores da Educação Básica.

As formações em Tecnologias Digitais podem ser ofertadas em dois formatos: autoformativo e híbrido.

Autoformativo: cada um dos cursos tem duração de 30 horas, podendo ser concluído em até um mês. Neste formato não há mediação e o cursista tem mais flexibilidade de acordo com sua rotina.

Estes cursos são abertos ao público e estão disponíveis gratuitamente na plataforma escolasconectadas.org.br

Híbrido: formações que contam com atividades mão na massa e a criação de planos de aula customizados a serem multiplicados dentro de sala de aula. O processo pode ser concluído em até 100 dias. Com mediação de especialistas e tutoria para acompanhamento do cursista.

Este formato possibilita que parcerias exclusivas sejam feitas com as Secretarias de Educação de todo o país.