Pense Grande Tech

Grupo de quatro jovens na escola diante de um notebook (Pense Grande Tech)

O Programa Pense Grande Tech contribui com o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes por meio do apoio a redes públicas de ensino com foco no Ensino Médio

Saiba mais

O programa busca ampliar a compreensão do potencial da tecnologia como aliada da educação. Seu objetivo é contribuir com o desenvolvimento de competências digitais de educadores e estudantes.

Para isso, disponibiliza produtos e conteúdos alinhados às diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Novo Ensino Médio. Os projetos são executados por meio de parcerias exclusivas com Secretarias de Educação e apoiados por parceiros executores.

Queremos garantir aos jovens uma formação integral e contemporânea na educação pública. De tal forma que os estudantes estejam preparados para o mundo do trabalho, mas também para uma sociedade global, dinâmica, participativa e conectada.

Fundação Telefônica Vivo e o Novo Ensino Médio

A Fundação Telefônica Vivo realiza uma série de ações para contribuir com a implantação de políticas públicas que promovam a melhoria da Educação Básica por meio da Cultura Digital. Sendo assim, o Programa Pense Grande Tech investe no apoio à implementação do Novo Ensino Médio por meio do desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes. Isso acontece a partir do potencial pedagógico da tecnologia nos currículos dessa etapa de ensino. Saiba mais!

Conheça as frentes do Pense Grande Tech:

Itinerário Técnico e Profissional em Ciência de Dados

O itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados é uma parceria da Fundação Telefônica Vivo com as Secretarias de Estado da Educação e tem como parceiro técnico o Centro de Inovação para a Educação Brasileira, o CIEB.

Foi desenvolvido para oferecer, às redes e escolas públicas, apoio na implementação de uma formação qualificada que dialogue com o jovem do Ensino Médio e com a sociedade atual, em um mundo em constante transformação. Saiba mais!

Eletivas

Apoiamos as redes públicas de ensino na implementação do Novo Ensino Médio por meio das Eletivas, que contemplam temáticas atuais e atrativas para aumentar o interesse e engajamento dos jovens em sala de aula. Oferecemos formações para educadores e disponibilizamos conteúdos relacionados às Tecnologias Digitais. Confira mais detalhes.

Conteúdo de Tecnologias Digitais

Por meio de parcerias com instituições internacionais como a Code.org e o Scratch, disponibilizamos conteúdos de referência para a aprendizagem de temas relacionados à cultura digital, com ferramentas e atividades para quem quer aprender a programar. Acesse!

Itinerário de Aprofundamento nas Áreas do Conhecimento

O Itinerário Formativo de Aprofundamento Integrado de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias é um projeto que incorpora a transversalidade do desenvolvimento de competências digitais e dialoga com os quatro eixos estruturantes – investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo. A oferta é para implementação em Escolas Regulares de Ensino Médio das redes públicas, com o projeto-piloto no Estado do Amazonas. Saiba mais!

Projeto de Vida

Projeto de Vida apoia o jovem em seus processos de escolha de caminhos pessoais, acadêmicos, sociais e profissionais. Por meio de parcerias com redes públicas de ensino, a proposta formativa atende à demanda de educadores sobre o tema no Novo Ensino Médio, estimulando a reflexão do educador quanto ao seu papel, o planejamento de suas aulas e a avaliação do componente Projeto de Vida junto aos estudantes. Os pilotos realizados na Bahia, Piauí e Sergipe estão em conclusão e o registro dos aprendizados está disponível ao público em e-books e artigos digitais.

Leia mais sobre o Pense Grande Tech

Ciência de Dados

O itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados tem o objetivo de democratizar a formação em dados para os estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino

Eletivas

As Eletivas contemplam temáticas atuais e atrativas que contribuem com o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes.

Hora do Código

A Hora do Código incentiva educadores e estudantes a dedicarem 60 minutos para darem os primeiros passos no universo da programação