O Portal Pró-Menino, da Fundação Telefônica, prepara uma programação especial para a semana da criança, que inclui chats, jogos e homenagens. Saiba mais!

Confira as novidades do Portal Pró-Menino!

O Portal Pró-Menino, da Fundação Telefônica, prepara uma programação especial para a semana da criança, que inclui chats, jogos e homenagens. O Portal Pró-Menino (www.promenino.org.br) atua na área dos direitos das crianças e adolescentes desde 2003, por meio da correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Conta atualmente com cerca de 130.000 mil visitantes por mês.

A programação, que começa dia 13 e se estende até 16 de outubro, dedica-se às crianças, mas também presta homenagem ao Dia do Professor. Estão previstas atividades pedagógicas sobre os direitos da criança e do adolescente que os professores podem utilizar com os alunos em sala de aula. Estarão disponíveis para impressão ou para trabalhar diretamente na Internet palavras cruzadas com a temática do ECA, para estudantes acima de 10 anos de idade. Também haverá um caça-palavras para crianças a partir de 7 anos, a ser utilizado a partir de impressão em papel.

No dia 14, às 15h, Heloísa Prieto, escritora de livros infanto-juvenis, mestre em Semiótica e Comunicação (PUC) e doutora em Literatura (USP), participará de um chat no Portal, cujo tema central é a literatura e sua relação com a criança. Entre os pontos a serem abordados estão o papel da literatura no desenvolvimento infantil, como a leitura ajuda na formação da cidadania e como acontece o processo de criação e redação de estórias. Heloísa Prieto recebeu vários prêmios como o Jabuti, da União Brasileira dos Escritores e da Fundação Nacional do Livro. Acaba de ficar em 2º. lugar no Jabuti deste ano na categoria juvenil com o livro “Cidade dos deitados”.  Sua série “Mano”, em parceria com o jornalista Gilberto Dimenstein, foi transformada em filme dirigido por Laís Bodansky e estréia em junho de 2010, com o nome “As melhores coisas do mundo”.

Já no dia 15, às 15h, será realizado chat com Tatiana Belinky, escritora que adaptou a obra de Monteiro Lobato para a TV e autora de crônicas e críticas de literatura infantil para grandes jornais de São Paulo. Tatiana, que já é bisavó, escreveu mais de cem obras. Suas publicações são acompanhadas por vários prêmios literários, entre eles o Jabuti recebido em 1989. No Portal, ela dará depoimento de sua trajetória profissional, contando por que decidiu trabalhar com o universo infanto-juvenil.

Por fim, o Portal Pró-Menino publicará texto de Sergio Haddad, doutor em História e Sociologia da Educação, sobre o novo Plano Nacional de Educação. Ele abordará a importância histórica sobre a construção do plano, que irá vigorar de 2011 a 2020. Haddad é diretor-presidente do Fundo Brasil de Direitos Humanos, membro da Comissão Nacional de Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Ele também é coordenador-geral da organização Ação Educativa.

Os interessados nos chats que não puderem participar na data e hora programada podem enviar perguntas antecipadamente, por meio do Fale Conosco. Para participar, basta acessar o Portal Pró-Menino: www.promenino.org.br

Portal Pró-Menino terá programação especial na semana da criança