ProFuturo

crianças na escola usando o tablet do programa ProFuturo

ProFuturo é o principal programa de educação global da Fundação Telefônica, criado em parceria com a Fundação “la Caixa”, com a missão de reduzir a desigualdade educacional no mundo por meio de um ensino digital de qualidade.

Saiba mais

O ProFuturo trabalha para transformar e inovar a educação e promover melhor oportunidade de aprendizagem por meio da tecnologia.

Desde o seu lançamento, em julho de 2016, o ProFuturo foi implementado em 40 países da América Latina, do Caribe, da África e da Ásia. Beneficiou 19,7 milhões de crianças, sendo 3,5 milhões de forma direta* e 16,2 milhões de forma indireta**, formou 914 mil docentes e entregou 8.593 maletas de equipamentos e 276.932 tablets.

Com a expectativa de ser uma referência mundial e alinhado ao objetivo 4 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, o programa trabalha para transformar e inovar a educação e promover melhor oportunidade de aprendizagem para milhões de crianças por meio da tecnologia.

Por ser um programa de educação global e aberto, trabalha com projetos aliados em diferentes contextos de intervenção para multiplicar os impactos no campo da educação. Além disso, colabora com outras organizações para consolidar atividades, compartilhar recursos e atuar de forma eficaz para alcançar objetivos estratégicos comuns.

Modelo de atuação

O grande propósito do ProFuturo é promover e desenvolver as competências do século XXI necessárias para que milhões de crianças, professores e gestores possam enfrentar os desafios da era digital.

O ProFuturo possui três modelos de intervenção que, por meio de experiências digitais inovadoras, buscam transformar a experiência educativa de educadores e estudantes, estimulando-os a desenvolverem habilidades pedagógicas e de apropriação tecnológica, necessárias para atuarem na era digital. São eles:

• Recursos educativos digitais de qualidade
  • Metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras
  • Compromisso com a formação de professores

Saiba mais sobre a proposta educativa do ProFuturo no site oficial.

5 anos à frente do futuro da educação

Em 2021, o ProFuturo celebra cinco anos de comprometimento com o poder transformador da educação digital. Nosso programa educacional, promovido pela Fundação Telefônica e pela Fundação “la Caixa”, teve uma série de conquistas nesse período. Conheça as principais:

• Levamos educação digital de qualidade para as partes mais remotas do mundo.
  • Aprendendo a ensinar durante a Covid-19, reforçamos o nosso conteúdo aberto e nossa oferta de treinamento para que, em 2020, professores e alunos pudessem continuar a treinar e aprender em casa.
  • Adaptando-se às diferentes realidades de conectividade, transformamos nossos recursos digitais em podcasts e vídeos para serem transmitidos em rádio e televisão ou enviados através de aplicativos de mensagens móveis, bem como cadernos físicos que eram fisicamente entregues de casa em casa.
  • Expandimos nosso trabalho em contextos de emergência. Nosso projeto de acesso à educação para refugiados já está sendo implementado no Líbano, Malaui, Jordânia, Ruanda e Tanzânia.
  • Criamos um impacto real no mundo. Nosso trabalho de aproximação da educação digital ao mundo, graças à ação desenvolvida em conjunto com nossos parceiros, tem sido reconhecido e premiado em diferentes ocasiões.

*Crianças beneficiadas de ações realizadas diretamente por programas educacionais ministrados pelo ProFuturo, por meio de diversos meios e ações, entre elas as atividades realizadas na plataforma e o acesso aos recursos digitais do ProFuturo.
**Crianças beneficiadas por meio da formação de seus professores, utilizando o cálculo do número médio de alunos por professor atuante.