Programa de Voluntariado

É por meio do Programa de Voluntariado que exercemos a cidadania e reforçamos valores de solidariedade e empatia buscando um mundo melhor e mais justo.

Saiba mais

Nosso desejo é construir uma rede cada vez maior de pessoas engajadas socialmente e movidas pelo sentimento colaborativo, usando a tecnologia como ferramenta para impulsionar as práticas solidárias.

O Programa de Voluntariado faz parte de uma ação global do grupo Telefônica, que atua há mais de 20 anos no Brasil, e tem como objetivo incentivar os colaboradores a se envolverem, cada vez mais, em ações que vivenciem valores como solidariedade e empatia em prol de um mundo mais justo e igualitário.

Oferecemos aos colaboradores da Vivo, por meio do Programa de Voluntariado, a possibilidade de participar de ações voluntárias, presenciais ou virtuais, e a distância, durante todo ano, em diferentes causas e áreas.

Em um cenário marcado pela transformação digital, que foi intensificada com a pandemia do coronavírus, as ações do Programa foram ampliadas em 2020. O voluntariado digital tornou-se uma poderosa ferramenta de mobilização, engajamento  e principal alternativa para a prática da solidariedade.

Assim, as atividades que antes eram presenciais foram adaptadas, a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos sem deixar contribuir com as instituições apoiadas pelo Programa.

Em 2020 foram cerca de 290 mil pessoas beneficiadas no país, com a participação de 19.946 voluntários únicos e que dedicaram mais de 88 mil horas ao  voluntariado.

Participar do programa, em suas diferentes iniciativas, é uma experiência transformadora na vida de muitas pessoas, tanto para os voluntários que atuam diretamente ao longo do ano, quanto para os beneficiados pelas diversas ações realizadas.

Confira no vídeo abaixo, a homenagem que fizemos aos colaboradores voluntários que continuaram se mobilizando nas ações do Programa para promover a solidariedade, mesmo a distância.

Depoimentos

“ O diferencial é o envolvimento verdadeiro e a emoção dos colaboradores e tenho orgulho do quanto eles são comprometidos! Temos um lema: quando você participa tudo muda, principalmente você. Quando ajudamos outra pessoa, fazemos o bem a nós mesmos!”
Luanda Lima, gerente de Comunicação e Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo.

“Nós ainda temos o paradigma de que a ação voluntária exige a presença física, o contato físico, mas nós criamos condições para que dentro de casa fosse possível colocar em prática a solidariedade”.
Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo

Leia mais sobre o Programa de Voluntariado

Governança

O Programa de Voluntariado conta com 58 Embaixadores, responsáveis pelos Comitês espalhados em 53 cidades brasileiras.

Voluntariado Digital

O Voluntariado Digital encurta distâncias, aproxima pessoas e potencializa o alcance de ações sociais. O voluntariado digital potencializa o alcance de ações, que podem ser realizadas sem limite de tempo […]

Voluntários Pense Grande Digital

O projeto contribui com a transformação de colaboradores da Vivo, que atuam como voluntários, e que podem compartilhar experiências profissionais, por meio de seus conhecimentos, com estudantes.

Vacaciones Solidárias

Por meio do Vacaciones Solidárias, colaboradores voluntários do Grupo Telefônica doam parte de suas férias para contribuir com ações sociais e educativas ao redor do mundo.