Programaê!

Imagem mostra um professor branco orientando um estudante negro a usar o computador

Os conteúdos do Programaê! estão disponíveis gratuitamente e abordam as temáticas de pensamento computacional, programação plugada e desplugada, robótica e narrativas digitais.

Sobre o Programaê!

O Programaê! foi idealizado em 2014 pela Fundação Telefônica Vivo, junto com a Fundação Lemann, para contribuir com o aprendizado e a propagação da lógica de programação e da cultura digital para educadores e estudantes, tornando o universo da programação acessível e proporcionando a multiplicação de experiências pedagógicas para esse público. A iniciativa fez parte do portfólio de projetos da Fundação Telefônica Vivo até 2022.

No projeto, foram desenvolvidos materiais sobre práticas pedagógicas orientadas por conteúdos e atividades de pensamento computacional, programação plugada e desplugada, robótica e narrativas digitais oferecidas por professores de escolas públicas.

Os conteúdos do Programaê! estão disponíveis gratuitamente.

Conheça o Pense Grande Tech

O Programa Pense Grande Tech contribui com o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes por meio do apoio a redes públicas de ensino com foco no Ensino Médio. Clique aqui e saiba mais.

Conteúdos Didáticos do Programaê!

Para ampliar e fortalecer o acesso à formação continuada de educadores, a Fundação Telefônica Vivo oferece os cadernos Programaê! Práticas Pedagógicas: a Cultura Digital na Resolução de Problemas.

São três volumes, voltados aos ciclos de formação do Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio.

Acesse os Planos de Aula do Programaê! e trabalhe o tema da Cultura Digital com os seus estudantes.

Planos de Aula do Programaê!

A Fundação Telefônica Vivo disponibiliza, gratuitamente, os planos de aula oferecidos pelo Programaê!. Descubra maneiras de introduzir a lógica da programação em sala de aula durante todo o ano.

Os conteúdos estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são voltados para o desenvolvimento das tecnologias digitais nas temáticas de Pensamento Computacional e Programação Desplugada.

Clique aqui para saber mais sobre Pensamento Computacional e como a Fundação Telefônica Vivo apoia o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes.

Clique nas abas abaixo e acesse os planos de aula.

Fundamental I
Fundamental II