Projeto de Vida
Confira nossa publicação Projeto de Vida e Juventudes, que traz conhecimentos teóricos e práticos para trabalhar o componente com os estudantes.
A frente de Projeto de Vida dialoga com a maioria das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, mais especificamente, com a sexta – Trabalho e Projeto de Vida. Na proposta o educador atuará como um facilitador, que orienta e estimula o estudante a conhecer a si mesmo e ao mundo que o cerca.
O Projeto de Vida busca apoiar o jovem na identificação de seus objetivos pessoais, acadêmicos, profissionais e na construção dos caminhos para realizá-los, protagonizando sua história enquanto reconhece seu papel como indivíduo e cidadão.
Parcerias com redes de ensino
Tendo em vista a inserção de Projeto de Vida no currículo do Novo Ensino Médio, a Fundação Telefônica Vivo iniciou projetos em parceria com as redes públicas de ensino da Bahia, Piauí e Sergipe.
A proposta formativa buscou atender à demanda de educadores sobre o componente curricular, estimulando a reflexão do educador quanto ao seu papel, o planejamento de suas aulas e a avaliação do Projeto de Vida junto aos estudantes. Dessa forma, teve como objetivo desenvolver as dimensões pessoal, social e profissional dos jovens de modo contextualizado.
Como resultado, até julho de 2022, o projeto formou mais de 1.700 educadores e impactou, aproximadamente, 55 mil estudantes.
A Fundação Telefônica Vivo concluirá a oferta de formação no tema de Projeto de Vida até meados de 2023, quando os colaboradores das próprias Secretarias de Educação parceiras deverão assumir a continuidade das formações no tema, a partir dos aprendizados adquiridos e compartilhados durantes os três anos de duração dos pilotos.
Confira os destaques:
Entre junho de 2020 e junho de 2022, a parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia formou mais de 1.150 profissionais da educação e chegou a cerca de 36.000 estudantes.
A experiência da Formação em Projeto de Vida foi registrada em dois e-books, que compartilham os resultados do estado nos anos de 2020 e 2021. Acesse as publicações na íntegra!
Iniciada em 2019 e concluída em 2021, a parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe alcançou 224 educadores e impactou 3.877 jovens de 82 escolas estaduais.
Conheça alguns destaques dessa parceria:
Formação em Projeto de Vida inspira professores em Sergipe
Professores de Sergipe reinventam suas práticas para motivar os estudantes
Educadores de Sergipe e da Bahia são reconhecidos por suas práticas inovadoras
A parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Secretaria de Estado da Educação do Piauí teve início no segundo semestre de 2021 e, desde então, 391 educadores concluíram a Formação de Professores em Projeto de Vida, impactando cerca de 15 mil jovens de 319 escolas públicas do estado.