Projeto de Vida

Imagem de um aluno escrevendo em sala de aula

O eixo Projeto de Vida dialoga com a sexta competência geral da BNCC e apoia o jovem em seus processos de escolha de caminhos pessoais, acadêmicos, sociais e profissionais, pautados na ética e nos valores universais.

O eixo Projeto de Vida dialoga com a sexta competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Trabalho e Projeto de Vida – em que o educador atuará como um facilitador, que orienta e estimula o estudante a conhecer a si e ao mundo que o cerca. Busca também possibilitar que o jovem identifique seus objetivos pessoais, acadêmicos, profissionais e seu papel como cidadão, e que seja capaz de protagonizar sua história e traçar o próprio caminho.

Parcerias com redes de ensino

Iniciado em 2020 com pilotos junto às Redes de Ensino da Bahia e Sergipe, a proposta formativa busca atender à demanda de educadores sobre o tema no Novo Ensino Médio. O percurso formativo, além de tratar do desenvolvimento das dimensões pessoal, social e profissional do jovem de modo contextualizado ao território, estimula a reflexão do educador quanto a seu próprio papel, o planejamento de suas aulas e a avaliação do componente Projeto de Vida junto aos estudantes.