Um dos compromissos do Brasil é a erradicação do trabalho infantil no país. A Fundação Telefônica Vivo contribui com esta luta através do projeto Se Liga Aí!

Preparar jovens do semiárido mineiro para serem protagonistas de seus direitos é o objetivo do projeto Se Liga Aí!

Um dos compromissos do Brasil até 2020 é a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no país. A Fundação Telefônica Vivo contribui com esta luta ao atuar na conscientização da sociedade sobre o tema e apoiar organizações e projetos que têm como foco o enfrentamento ao trabalho infantil.

No mês de março, teve início o projeto Se Liga Aí! – uma ação da Fundação Telefônica Vivo que promove processos educativos com adolescentes e jovens para desenvolver habilidades relacionadas às competências do século XXI, como o pensamento crítico, a comunicação e a criatividade. O objetivo é que estes jovens tornem-se protagonistas de seus direitos.

Realizado na região do semiárido de Minas Gerais, o projeto está dividido em duas etapas: na primeira, acontecem os encontros de formação com a turma de adolescentes e jovens da cidade de Pedra Azul; já na segunda etapa, estes adolescentes irão atuar como multiplicadores dos conteúdos adquiridos, compartilhando todo o aprendizado com os jovens dos municípios de Veredinha, Minas Novas, Jequitinhonha e Comercinho.

A primeira turma a participar dos encontros de formação é composta por 30 adolescentes e jovens, de 14 a 19 anos. Eles recebem noções básicas de direitos humanos e direitos da criança e do adolescente por meio de ferramentas de mídia e de comunicação, além de intervenções locais e virtuais. Atividades a distância também fazem parte da programação que inclui, entre outras ações, a criação de um grupo no Facebook para interação e troca de conhecimento e a produção de vídeos. Nos meses de abril e maio serão realizados mais encontros de formação.

A divulgação do projeto Se Liga Aí! foi feita em todas as escolas da região de Pedra Azul. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Oficina de Imagens e conta com o apoio do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Vale do Jequitinhonha (Cededica – Vale) e do ChildFund Brasil, responsável por desenvolver as ações locais.

Projeto Se Liga Aí! prepara jovens do semiárido mineiro para serem protagonistas de seus direitos