MIE

O Movimento de Inovação na Educação (MIE) nasce com a intenção de reunir instituições, escolas, profissionais, ativistas e iniciativas sociais que desenvolvam novas propostas frente a tradicionais formas de educar. O intuito é contribuir com a qualidade na educação, com a superação das desigualdades, com a transformação de contextos e com a garantia da aprendizagem e do desenvolvimento integral de todos e todas.

Para isso, a Fundação Telefônica Vivo, a Associação Escola Aprendiz e a Ashoka Empreendedores Sociais unem esforços para essa construção coletiva, a fim de apoiar organizações voltadas à educação de base que inovam em seus projetos pedagógicos no Brasil.

A criação do movimento passa pela retomada dos resultados do Mapa de Inovação e Criatividade, que identificou 178 iniciativas consideradas inovadoras e criativas dentro do programa Inovação e Criatividade na Educação Básica, de 2015, do Ministério da Educação (MEC) e atualmente é uma rede formada por instituições destacadas no mapa construído pelo MEC em 2015 e por outras iniciativas apoiadas pelos articuladores do Programa Inova Escola, da Fundação Telefônica Vivo; do Escolas Transformadoras e do Empreendedores Sociais Ashoka, ambos da  Ashoka.

Uma plataforma do Movimento de Inovação na Educação foi criada para destacar e disseminar metodologias e práticas educativas que inovam em todo o Brasil. Além do mapa interativo com a distribuição das iniciativas inovadoras, estão reunidas notícias, artigos, entrevistas e publicações relacionadas ao tema.

Reforçando o sentido de constante construção coletiva do MIE, a plataforma disponibiliza ainda um formulário para que outras instituições que se consideram inovadoras possam compartilhar suas experiências.

Conheça a plataforma do Movimento de Inovação na Educação!

Logo do Profuturo traz a palavra Profuturo sublinhada em vermelhoLogo da Fundação Telefônica Vivo em azul e púrpuraLogo da Fundação La Caixa traz uma estrela em azul e vermelho