Semiárido

Conheça a realidade do Sertão

O Semiárido, também denominado Sertão,  é caracterizado pela baixa incidência de chuvas, que tem como consequência prolongados períodos de seca. Segundo o Governo Federal, a região é composta por 1.133 municípios dos estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, e do norte de Minas Gerais. Já para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Semiárido abrange também o Maranhão e o norte do Espírito Santo.

Mesmo que não haja um levantamento específico sobre os dados do trabalho infantil nessa região, ela reúne indicadores sociais preocupantes. O relatório Situação Mundial da Infância de 2011, publicado pelo Unicef, mostra que, em 2010, 13 milhões de crianças e adolescentes vivem no Semiárido brasileiro, onde a população de 12 a 17 anos soma cerca de 5 milhões de pessoas. A população do Semiárido é extremamente prejudicada pelas condições climáticas desfavoráveis, falta de acesso à água potável, saneamento, educação e serviços de saúde de qualidade. No Nordeste, por exemplo, região em que se concentra grande parte dos municípios que compõem o Semiárido, o percentual de adolescentes de 15 a 17 anos fora da escola chega a 16% e o percentual da população de 12 a 17 anos não alfabetizada é quase o dobro da média nacional.

Como uma das saídas, para que as crianças se afastem do ambiente de trabalho, especialistas defendem que os governos precisam disponibilizar creches e escolas de educação integral e de qualidade. Além disso, a escola também deve dialogar com a realidade dos seus alunos, a fim de que eles se sintam interessados em frequentar as aulas, debatendo questões sobre onde vivem e os ensinando a tornar esse meio melhor. Somado às políticas de geração de renda e de ensino, são necessárias ainda ações de conscientização da população sobre os malefícios do trabalho infantil para que ele não seja mais tolerado, muito menos incentivado. Esse é um dos objetivos da campanha É da Nossa Conta! 2014.

mapa-semiarido

O mapa mostra a delimitação da área de atuação da campanha É da Nossa Conta! 2014 no Semiárido brasileiro, que conta com a parceria de cinco organizações sociais. São elas: Visão Mundial, Instituto da Infância (Ifan), Plan Internacional Brasil, ChildFund Brasil e Aldeias Infantis SOS Brasil