Parceria com ONGs

Desde 2005, a Fundação Telefônica Vivo apoia projetos de Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam no enfrentamento do trabalho infantil e do trabalho adolescente desprotegido, a fim de garantir direitos da infância e adolescência que vêm sendo violados. Em 2012 esse trabalho, que até então era focado somente no estado de São Paulo, foi direcionado para o Semiárido brasileiro, região que possui um número alarmante de trabalho infantil. São 1,5 milhão de crianças e adolescentes nessa situação concentrados nos estados de Alagoas, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Nesse contexto, a Fundação convidou cinco organizações sociais de reconhecimento nacional e internacional com expertise em atendimento e garantia de direitos da infância e adolescência para propor projetos no Semiárido que visassem o enfrentamento do trabalho infantil. Com o estabelecimento dessa parceira, a Fundação passou a fornecer recursos técnicos e financeiros para que fossem implementados esses projetos, além de monitorar seu desenvolvimento.

Entre as ações realizadas pela Fundação em conjunto com essas organizações parceiras estão: implantar metodologias inovadoras para o enfrentamento ao trabalho infantil e adolescente e oferecer atendimento direto a crianças, adolescentes e seus pais ou responsáveis, voltado aos aspectos escolar, familiar e social.

As ONGs parceiras possuem perfis bem parecidos. Quatro delas são internacionais, em média possuem mais de 30 anos de atuação no Brasil e todas especializadas na defesa dos direitos da criança e do adolescente. São elas:

• — Aldeias Infantis SOS Brasil – atuação em Caicó (RN);
  •  ChildFund Brasil – atuação em Veredinha, Comercinho, Jequitinhonha e Minas Novas  todos municípios do Vale do Jequitinhonha (MG);
  •  Plan Internacional Brasil – atuação em Codó e Timbiras (MA);
  • — Visão Mundial – atuação em Inhapi (AL) e Recife (PE);
  • — IFAN – Instituto da Infância – atuação em Acaraú (CE).

Desde o início dessas parcerias, já foram atendidos pelo trabalho dessas organizações 8.432 crianças e adolescentes. Todo projeto desenvolvido é acompanhado pela Fundação que também capacita os atores locais.

Para se ter uma ideia do sucesso das parcerias, no estado de São Paulo, em sete anos de projetos, a Fundação alcançou uma taxa de retiro de crianças e adolescentes da situação de trabalho infantil de 70%. Em dois anos de atuação no Semiárido, esse índice foi em torno de 37%. Além disso, as ONGs parceiras têm levado a temática do Trabalho Infantil para fóruns públicos para debate e monitoramento de políticas públicas, fortalecendo a rede local de garantia de direitos da infância e adolescência.

Conheça um pouco mais sobre cada organização:

• Visão MundialVisão Mundial – Desde 1975 no Brasil, investe no bem-estar de crianças em situação de vulnerabilidade e na melhoria comunitária por meio de programas nas áreas de Arte, Cultura e Lazer; Educação; Geração de Renda; Saúde e Nutrição; Vulnerabilidade Social; entre outras. É integrante da World Vision International, criada há 60 anos, que atua em mais de 90 países. Possui status consultivo junto à ONU. Saiba mais!

ChildFund Brasil

• ChildFund Brasil – O Fundo para Crianças é afiliado ao ChildFund International, uma das maiores e mais antigas organizações de desenvolvimento infantil no mundo. Ela faz parte da rede internacional ChildFund Alliance que está presente em 57 países, beneficiando mais de 15 milhões de pessoas. Saiba mais!

Plan Internacional Brasil

• Plan Internacional Brasil – Faz parte da Plan International, organização que existe há mais de 75 anos no mundo, tendo começado seus trabalhos no Brasil em 1997, nos estados de Pernambuco e Maranhão. A organização atua em comunidades vulneráveis, como a de indígenas, negras e de periferia urbana ou rural, para promover o bem-estar de crianças e adolescentes. Realiza mais de 50 projetos no país, beneficiando 70 mil crianças e adolescentes. Saiba mais!

• Aldeias Infantis SOS BrasilAldeias Infantis SOS Brasil – Surgiu em 1949 na Áustria e iniciou suas atividades no Brasil em 1967. Hoje está presente em 12 estados e no Distrito Federal, e conta com um Programa Integral que já atendeu cerca de 120 mil crianças, adolescentes e jovens. Atua no fortalecimento de famílias e comunidades, prevenindo o abandono e as diversas situações de violação de direitos.Saiba mais!

IFAN – Instituto da Infância

• Ifan – Instituto da Infância – Instituto de pesquisa-ação da infância, criado em 1999, com sede em Fortaleza (CE) e atuante na região Nordeste. Por meio da gestão de conhecimentos, a organização busca contribuir com o desenho de tecnologias sociais inovadoras focadas na infância e fomentar novas políticas públicas em nível municipal. Saiba mais!