Voluntariado Digital

Nosso Programa de Voluntariado conta com um modelo de governança robusto. Em 2020, tivemos 63 Embaixadores responsáveis pelos Comitês espalhados em 50 cidades brasileiras.

Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Voluntariado

Os Comitês, por sua vez, são compostos por mais de 400 colaboradores voluntários. A eles cabe definir desde a escolha das instituições – identificando as ações sociais de acordo com as necessidades dos seus territórios e a gestão do orçamento – até o planejamento de ações, com a captação de recursos e a liderança para que todas as iniciativas pensadas sejam colocadas em prática.

Graças à dedicação e motivação desses colaboradores da Vivo, centenas de atividades por ano são realizadas pelo Programa de Voluntariado.

O modelo de governança também inclui os sponsors, que são mentores dos projetos, e um Comitê Executivo composto por sete vice-presidentes. Seu objetivo é discutir aspectos estratégicos e direcionamentos, proporcionar a troca de experiências e apoiar a organização do Programa.

Com a tendência de aceleração da transformação digital, encontramos no Voluntariado Digital a grande alternativa para continuar praticando a solidariedade em todos os momentos.

Em 2020 nos adaptamos para manter as ações de voluntariado em modelo virtual e a distância. Ao longo de todo o ano, oferecemos aos participantes a possibilidade de atuar nas iniciativas em diferentes causas e áreas.

As ações digitais facilitam a prática social e a tornam viável a qualquer hora e em qualquer lugar. Nesse sentido, o meio digital é também um canal de sensibilização e mobilização, que beneficia instituições e aumenta o engajamento social.

Fazer o bem sem sair de casa!

Assista o vídeo sobre nossas ações de voluntariado

Ilustração Game do Bem
Logo Game do Bem

O Game do Bem existe desde 2015, mas se consolidou e se mostrou ainda mais relevante no contexto da pandemia. Em 2020, inovamos com diversas iniciativas em prol de causas sociais, por meio das mídias digitais e de ações realizadas pelos jogadores, as chamadas “missões”.

As missões do Game do Bem fomentam principalmente a conscientização e mobilização, em ações que trazem novas perspectivas e propagam o trabalho voluntário nas redes sociais e em outros ambientes virtuais. Os jogadores são como influenciadores sociais, investem seu tempo para compartilhar conteúdo, sensibilizar e mobilizar sua rede.

Ícone Game do Bem

Mais de 100 novas missões lançadas, das quais 11 são focadas na temática da COVID-19.

Ícone Game do Bem

Mais de 25 mil missões realizadas pelos jogadores.

Ícone Game do Bem

Mais de 18 mil beneficiários.

Missões Especiais

Quando um jogador realiza missões, ele ganha “moedas virtuais”. Na campanha Resgate Solidário, o jogador voluntário poderia trocar suas moedas por um voucher de R$100,00 na loja do Game, que era revertido em uma doação financeira feita pela Fundação Telefônica Vivo a uma das 29 instituições participantes, escolhida pelo próprio jogador.

As instituições realizaram projetos de apoio aos beneficiados, minimizando o impacto da pandemia com aquisição de cestas básicas, kits de higiene, itens para proteção e prevenção como máscaras, luvas e álcool gel.

• 1.224 vouchers resgatados;
  • Além do aporte inicial de R$ 408 mil da Fundação, foi adicionado R$ 122.400,00 com a participação dos jogadores;
  • 38.980 pessoas foram beneficiadas.

Nessa missão, os jogadores assistiram a três vídeos de sensibilização sobre a causa das três instituições que estavam sendo apoiadas na campanha. Em seguida, o jogador votava no projeto com que mais se identificava para que recebesse o apoio financeiro da Fundação no valor de R$ 10 mil reais. Se cada instituição tivesse uma quantidade mínima de votos, as três receberiam o aporte em dinheiro.

Essas instituições foram apoiadas também na Semana dos Voluntários, que teve por objetivo gerar um aporte adicional para aumentar o impacto e potencializar a intervenção social do projeto.

• As três instituições alcançaram o desafio de votos e cada uma recebeu o repasse de verba de R$ 10 mil reais.

Voluntários Pense Grande Digital

O projeto Voluntários Pense Grande surgiu em 2017, com a ideia de unir o voluntariado ao projeto Pense Grande e, desde então, vem contribuindo com a transformação de colaboradores em multiplicadores do projeto.

Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Voluntários Pense Grande Digital

Os colaboradores participam como mentoras e mentores no programa. A expertise deles agrega qualidade em aspectos importantes do aprendizado dos participantes e do desenvolvimento de seus projetos.

Por outro lado, a oportunidade de troca direta dos mentores com empreendedores em formação, carrega o potencial de gerar lições de alteridade aos voluntários, assim como conhecimentos técnicos e relacionais que podem ser aproveitados no campo pessoal e no desempenho de suas funções profissionais.

• Mais de 150 inscritos;
  • 68 voluntários e voluntárias ativos no projeto;
  • 90 jovens participantes mentorados.
Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Voluntariado Vivo Valoriza

Logo Vivo Valoriza

Além dos colaboradores, em 2020 os clientes da Vivo foram convidados a participar de ações solidárias e apoiar causas e projetos sociais através do programa Vivo Valoriza.

RESGATE SOLIDÁRIO

Foram disponibilizados vouchers para que os clientes resgatassem no Vivo Valoriza e contribuíssem com diversas instituições.

• 2.000 vouchers resgatados e direcionados para a APAE Piauí;
  • Aporte de R$ 20 mil;
  • O apoio foi revertido na digitalização das 13 unidades da instituição no Piauí, com a aquisição de notebooks;
  • 6.500 pessoas beneficiadas.
SEMANA SOLIDÁRIA

Com a possibilidade de resgatar no Vivo Valoriza 4.000 vouchers, no valor de R$ 20,00 por voucher, o cliente poderia escolher entre três instituições para as quais a Fundação faria o repasse:

• TETO, para o apoio na construção de lavatórios comunitários;
  • GRAACC,com o custeio do tratamento de crianças;
  • AACD, para aquisição de enxoval hospitalar.

• Aporte de R$ 42.980,00 para as instituições participantes;
  • 66.911 beneficiários.
DESAFIO ESPORTE SOLIDÁRIO
Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Desafio Esporte Solidário

Com o objetivo de engajar os colaboradores das áreas de serviços ao cliente no voluntariado digital, os participantes foram desafiados a percorrer seis mil quilômetros, por caminhada ou corrida. O desafio foi gerenciado pela plataforma SportsNet, que contabiliza passos ao ser sincronizada com o celular e registra os dados.

Como a maior parte das atividades dos técnicos é externa, encontramos uma oportunidade de integrar a rotina à atividade voluntária. Ao atingir a meta, os voluntários garantiam uma doação de R$ 20 mil para a instituição Aldeias Infantis.

Superando as expectativas, essa meta foi atingida já no meio do caminho! Por isso, dobramos não só a meta, como o aporte para a instituição.

E o Desafio Esporte Solidário foi um sucesso graças à força e união do nosso time!

• 947 colaboradores;
  • 30.916 km percorridos;
  • R$ 40 mil doados para a Aldeias Infantis, valor revertido em apoio alimentar para crianças em cinco estados brasileiros.
Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Semana dos Voluntários
SEMANA DOS VOLUNTÁRIOS

Em 2020, o tradicional Dia dos Voluntários, em sua 16ª edição, foi transformado na Semana dos Voluntários. O projeto é um estímulo ao exercício e desenvolvimento da cidadania e solidariedade. No período, os colaboradores realizaram ações para beneficiar instituições, gerando integração e impacto social.

Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Semana dos Voluntários

Este projeto faz parte de uma iniciativa global, que acontece em 26 países. Para a segurança dos participantes as atividades foram realizadas em formato digital. Nos encontros foram promovidos debates sobre inclusão de pessoas com deficiência, oficinas de capacitação para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, recreação com crianças, adolescentes e idosos e diversas outras atividades desenvolvidas pelos Comitês.

• 4.745 voluntários;
  • 50 cidades, com 63 embaixadores;
  • 64 instituições apoiadas;
  • 47.660 pessoas beneficiadas;
  • R$ 1,8 milhão doados pela Fundação às instituições participantes;
  • 595 itens de mobiliário doados, como cadeiras, mesas etc.;
  • 367 equipamentos de informática doados, como notebooks, desktops, tablets, entre outros.
Logo Cantata de Natal Fundação Telefônica Vivo

Em 2020, a Fundação Telefônica Vivo promoveu um espetáculo em homenagem aos voluntários para celebrar a solidariedade, a empatia e o amor pelo próximo. A Cantata de Natal foi realizada no início de dezembro, com a Orquestra Sinfonia do Novo Mundo, projeto da instituição Social Carisma (SP).

Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Cantata de Natal

O desafio para os voluntários era alcançar mil visualizações na live. Caso a meta fosse atingida, a Fundação faria um aporte de recursos financeiros para a compra de kits de Natal (com roupa, calçado e brinquedo), que foram distribuídos para mais de 5 mil crianças e jovens, assistidos por 14 instituições. Suas famílias receberam também cestas de alimentos.

• Mais de 4.500 pessoas assistiram ao espetáculo;
  • 5.045 beneficiados;
  • 14 instituições apoiadas em diversas cidades do Brasil.
Informe Social da Fundação Telefônica Vivo: Cantata de Natal