A publicação Se Liga Aí reúne dados sobre o projeto de jovens

Capacitação para a mobilização social: esse é o grande mote do Se Liga Aí, projeto que motiva os jovens a se tornam agentes transformadores da sociedade em que vivem. A iniciativa estimula o protagonismo para os jovens de 14 e 18 anos por meio de qualificação para que eles criem formas de engajamento social de suas comunidades. A partir daí, eles se tornam difusores de conhecimento para a produção de conteúdo nos seus respectivos grupos de alcance.
O projeto começou no município de Pedra Azul, em Minas Gerais, reunindo 30 jovens que tinham algum acesso à internet ou muito interesse no assunto. A partir daí, eles realizaram atividades para tomarem conhecimento de linguagens a serem utilizadas como, por exemplo, um ensaio de fotos para discutir assuntos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Depois, eles foram multiplicadores dessas tecnologias alcançando outros quatro municípios da região e já envolvendo 60 pessoas.
“A ideia é incentivar a participação social envolvendo muito a autonomia dos jovens. A gente parte daquela ideia de aprender fazendo, sempre de forma prática, com a proposta de fazer eles conhecerem esses assuntos tratados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, comenta Carol Abreu, coordenadora do projeto e membro da equipe da Oficina de Imagens, parceira da Fundação Telefônica Vivo na iniciativa.
“São jovens de municípios do interior que vivem em contexto urbano e em situação de vulnerabilidade, já que têm dificuldade de acesso às políticas públicas. Eles têm muito desejo de acesso à comunicação, mas nem sempre têm a oportunidade. E é uma região onde o trabalho infantil é muito comum, com vários deles na faixa dos 13-15 anos trabalhando como babá, entregador, ajudando em salão de beleza. Tanto que nossas ações aconteciam sempre nas feiras, aos sábados, onde há muitos adolescentes empacotando e carregando coisas”, completa.
Os resultados e aprendizados do processo estão disponíveis na publicação Se Liga Aí – Cidadania, Mobilização e Juventude. O livro retrata as ações realizadas pelos jovens com o apoio de educadores como, por exemplo, jogos lúdicos para identificação de direitos humanos ou registros audiovisuais, fanzines e até paródias de músicas e filmes cujas narrativas alertam para problemas da comunidade.
A publicação está disponível para download aqui. Uma grande oportunidade para se inspirar e ver o poder de transformação que os próprios jovens podem ter nas comunidades em que vivem. Estimulando o potencial de mobilização como protagonista da mudança que precisamos.

Se Liga Aí: Publicação detalha atividades criadas por jovens para mobilização social