A Semana do Voluntariado Digital busca incentivar os colaboradores a realizarem atividades voluntárias digitais que beneficiem a vida de muitas pessoas.

Semana do Voluntariado Digital estimula colaboradores a uma nova forma de praticar ações sociais

Incentivar os colaboradores a usarem o tempo para a realização de atividades voluntárias digitais que beneficiem a vida de muitas pessoas é um dos objetivos da Semana do Voluntariado Digital, que a Fundação Telefônica Vivo irá realizar no mês de junho.

A Fundação busca projetos que prezam pela simplicidade, agilidade e praticidade que a tecnologia proporciona. Ser um voluntário digital é uma maneira de potencializar o impacto das ações sociais, que podem ser disseminadas além do local da atividade, através da rede e da sua instantaneidade.

Na Semana do Voluntariado Digital será assim: o colaborador poderá contribuir, a distância, com as causas sociais utilizando a tecnologia, conciliando seu tempo e suas atividades profissionais e pessoais com as ações voluntárias. Atividades como digitalização de notas fiscais, criação de blogs, troca de mensagens com idosos e tradução de textos, criação de vídeo tutorial e divulgação de causas sociais para mobilizar outras pessoas via redes e canais online são alguns exemplos do que pode ser feito em benefício de muita gente.

Uma das novidades que irá contribuir a essa nova forma de praticar o voluntariado será um game online, desenvolvido para que os colaboradores joguem e, ao mesmo tempo, realizem ações voluntárias, inclusive através de seus tablets ou celulares. Eles poderão realizar todas as tarefas ou escolher apenas as que melhor se adaptarem ao seu perfil e tempo. Serão quatro categorias de ações, que poderão ser escolhidas livremente, com diferentes níveis de dificuldade:

· Vaquinha Digital: o colaborador poderá participar de uma arrecadação coletiva para o projeto ou causa social.
· Divulgue a sua causa: o colaborador poderá compartilhar em suas redes sociais a causa ou projeto social que ele apoia ou se identifica.
· Ação e Reação: o colaborador será estimulado a participar por meio de ações positivas pontuais em seu dia a dia, seja no trabalho, no horário do almoço ou horas livres.
· Compartilhe o seu conhecimento: o colaborador poderá repassar o conhecimento que ele tem para as pessoas ao seu redor.

O engajamento dos colaboradores na Semana do Voluntariado Digital valerá prêmios.  Conforme as missões forem realizadas, serão entregues notebooks para as escolas rurais participantes do projeto Escolas Rurais Conectadas, da Fundação Telefônica Vivo.
Até 150 atividades – 1 notebook
Até 515 atividades – 5 notebooks
Até 1.015 atividades – 10 notebooks
Mais de 1.500 atividades – 15 notebooks

Além disto, os colaboradores com maior pontuação poderão fazer a entrega dos equipamentos pessoalmente e conhecer de perto o projeto Escolas Rurais Conectadas. As escolas rurais que serão beneficiadas estão localizadas nas cidades de Inhapi (AL), Maragogi (AL), Euclides da Cunha (BA), Feira de Santana (BA), Espírito Santo do Dourado (MG), Teófilo Otoni (MG), Vitória de Santo Antão (PE), Glória do Goitá (PE), Vicente Dutra (RS), Viamão (RS), Joinville (SC), Itajaí (SC), Salesópolis (SP), Jundiaí (SP) e Santos (SP).

A Fundação Telefônica Vivo trabalha para transformar boas ideias em ações que melhorem o futuro de muitos com o uso da tecnologia, e a Semana do Voluntariado Digital é mais uma iniciativa criada com este objetivo.