No Dia Nacional do Voluntariado, os Voluntários Telefônica voltam suas atenções para a sustentabilidade. Saiba mais!

Sustentabilidade e voluntariado andam lado a lado

No Dia Nacional do Voluntariado, comemorado nesta sexta-feira, dia 28, os Voluntários Telefônica voltam suas atenções para a sustentabilidade da entidade que será beneficiada pelo Dia dos Voluntários em São Paulo. Pelo quarto ano consecutivo, a ação se repetirá com a finalidade de recuperar instalações de instituições que cuidam de crianças e adolescentes. Neste ano, pela primeira vez, foram montadas equipes para um trabalho prévio, visando ao fortalecimento institucional da entidade selecionada.

“Os voluntários perceberam a necessidade de um trabalho de suporte institucional, para garantir a sustentabilidade dessas instituições”, explica Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. O Dia dos Voluntários está marcado para 2 de outubro.  Nesse dia, empregados do Grupo Telefônica se dedicarão a atividades de recreação e de recuperação física das dependências de uma instituição pré-selecionada.

Neste ano, o trabalho já começou e se estenderá até dezembro. No caso de São Paulo, onde a entidade beneficiada será o Lar Altair Martins, do Grajaú, foram montadas cinco frentes de atividades: Marketing, Recursos Humanos, Contabilidade, Jurídico e Educação. Além do trabalho de infraestrutura na entidade, que terá sua capacidade de atendimento triplicada, cada uma dessas equipes está em atividade para garantir que o Lar Altair Martins tenha seus livros-caixa em dia, um plano de comunicação, melhor conhecimento das leis, agilidade com a folha de pagamentos e capacitação educacional para suas professoras.

As duas gestoras da instituição também passarão por capacitação, através de um curso ministrado por consultoria especializada em gestão de organizações não-governamentais. Ao final, será simulada uma auditoria para checar se a entidade está preparada para a prestação de contas.

Também será realizado trabalho de aproximação das gestoras do Altair Martins com a comunidade do entorno, a fim de fortalecer os vínculos com os moradores e, assim, preservar as melhorias que serão realizadas na sede da entidade, como área de recreação, campo de futebol e pista para caminhadas, entre outros. O Lar atende hoje a 100 crianças e passará a ter capacidade para 300, após o trabalho dos Voluntários Telefônica.

Além de São Paulo, a ação também será desenvolvida em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campinas e Ribeirão Preto.

Sustentabilidade é diretriz para Voluntários Telefônica