Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O V Congresso Internacional EducaRede, que a Fundação Telefônica promoverá de 26 a 28 de novembro, em Madri, na Espanha, já começou na Internet. Confira!

O EducaRede já começou!

O V Congresso Internacional EducaRede, que a Fundação Telefônica promoverá de 26 a 28 de novembro, em Madri, na Espanha, já começou na Internet. Pela primeira vez, o evento conta com uma versão on-line, que prevê a realização de fóruns de debates, conferências e workshops destinados a educadores, pais e alunos de todos os países participantes. As inscrições para o evento virtual podem ser feitas através do portal EducaRede (www.educarede.org.br) e são gratuitas. A programação completa dos eventos on-line está disponível no site do congresso  http://congreso.educared.net/web/guest/sesiones-on-line

O EducaRede é um dos maiores programas desenvolvidos pela Fundação Telefônica onde a instituição está presente, ou seja, na Espanha e em oito países da América Latina, inclusive no Brasil. Por meio de um portal na Internet, seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano da escola pública e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que participam dos projetos.

O Congresso Internacional ocorre a cada dois anos e já se consolidou como o evento ibero-americano de maior impacto e participação dos envolvidos no debate sobre a utilização educativa das TICs. Com o tema “Inovar na Escola – Modelos, Experiências e Protagonistas da Integração das TICs”, já na versão virtual, o congresso pretende antecipar as discussões e experiências que serão conhecidas e debatidas durante o evento presencial.

Neste ano, o Brasil é o país convidado do evento. Isto significa que o encontro contará com a participação de representantes de destaque no panorama atual brasileiro em matéria de inovação educativa, assim como com as experiências mais relevantes colocadas em prática por docentes no país.

Confira a programação de eventos já disponíveis na Internet:

A partir de 02 de outubro – Debate “Tecnologias na Educação – um currículo para as TICs, com debatedores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e EducaRede Brasil.

De 2 a 8 de outubro – Conferência “Horizontes da Inovação”, com a desenvolvedora de jogos Jane MacGonigal, uma liderança no campo da inovação, mundialmente reconhecida e premiada.

De 5 a 11 de outubro – Conferência “Condições e desafios da inovação educativa, com Antonio Rodriguez de las Heras, professor e diretor do Instituto de Cultura e Tecnologia da Universidade Carlos III de Madri.
De 7 de outubro a 11 de novembro – Workshop “Desenhar problemas para o ensino”, conduzido pelo psicólogo Jorge Apel, especialista em Didática pela Universidade de Buenos Aires.

De 14 de outubro a 18 de novembro – Workshop “Uso seguro da Internet”, conduzido pela consultora Mariana Berruezo, pela educadora Mabel Chetman e pela educadora e mestre em análise da Opinião Pública, Verónica Campanelli.

De 19 a 25 de outubro – Conferência “A escola, lugar de inovação”, a cargo de Carlos Marcelo Garcia, doutor em Ciências da Educação e professor de Didática e Organização Escolar da Universidade de Sevilla.

Até 28 de outubro – Workshop “Um conto como remédio da alma”, conduzido por Melania Ottaviano, psicopedagoga da Universidade de Salvador.

De 9 a 15 de novembro – Conferência “Políticas educativas para a inovação”, a cargo de Alvaro Marchesi, secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI).

Até 18 de novembro – Debate “Avaliação e indicadores – o que queremos das TICs na escola?”, com Márcia Padilha, coordenadora do Instituto para o Desenvolvimento da Informática Educativa, e Mila Gonçalves, mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Gestão e Produção de Ensino a Distância pela Universidade Carlos III de Madri.

Até 18 de novembro – Debate “Novas tecnologias, novos modos de ensinar e aprender: a web 2.0 no ensino”, com Sonia Bertocchi, professora de Português o ensino público paulista, e Claudemir Viana, professor e pesquisador do Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação da Universidade de São Paulo.

Sobre o V Congresso Internacional EducaRede

Os objetivos do congresso são apresentar e analisar as experiências educativas mais inovadoras que estão sendo realizadas com as TICs na escola; debater as possibilidades que a utilização pedagógica da Internet oferece no curto e no longo prazo; discutir o processo de mudança tecnológica, pedagógica e social que a integração das tecnologias da informação e comunicação implica dentro dos múltiplos desafios com que se depara a educação hoje; e refletir sobre as tendências e os cenários futuros da inovação, assim como as formas desejáveis de intercomunicação e gestão da comunidade educativa.

Para atingir esses objetivos, o evento será dividido em cinco grandes blocos de conteúdo: Condições e desafios da inovação educativa; A Escola, lugar de inovação; Políticas educativas para a inovação; Horizontes da inovação: para uma nova Internet Educativa para a Geração Rede; e Os protagonistas da inovação educativa.

Sessões presenciais: 26, 27 e 28 de Novembro de 2009
Centro de Convenções Norte
Parque Ferial Juan Carlos I – IFEMA
Madri – Espanha
Inscrições:
50 € até 31 de outubro de 2009.
75 € desde 1 de novembro até 25 de novembro de 2009.

Sobre a Fundação Telefônica

Criada em 1999 com o objetivo de coordenar o investimento social do Grupo Telefônica no Brasil, a Fundação Telefônica completa 10 anos de atuação no País. Nesse período, mais de 500 mil pessoas foram beneficiadas direta ou indiretamente com os projetos de desenvolvimento social, que têm como eixos centrais a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes e a melhoria da qualidade da educação pública. Hoje, seus principais programas são o EducaRede e o Pró-Menino. A Fundação Telefônica mantém ainda os projetos Memória Telefônica e Voluntários Telefônica.

V Congresso Internacional EducaRede já começou na Internet
V Congresso Internacional EducaRede já começou na Internet