Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Novas discussões e um workshop estão previstos para acontecer esta semana no site do V Congresso Internacional EducaRede! Confira.

Workshop promete agitar o congresso EducaRede

Novas discussões estão previstas para acontecer esta semana no site do V Congresso Internacional EducaRede, que a Fundação Telefônica promoverá de 26 a 28 de novembro, em Madri, na Espanha. Pela primeira vez, o evento conta com uma versão on-line, preparatória à versão presencial. Já são mais de nove mil pessoas inscritas nas sessões virtuais do congresso, cujas novidades podem ser acompanhadas pelo twitter do EducaRede Brasil, no http://twitter.com/educaredebrasil.

Para participar dos fóruns, conferências e workshops programados na Internet, basta acessar o Portal EducaRede (www.educarede.org.br) e se inscrever, gratuitamente. A programação completa dos eventos on-line está disponível no site do congresso  http://congreso.educared.net/web/guest/sesiones-on-line. Para esta semana, está prevista a realização de workshop sobre “Uso seguro da Internet”, com especialistas da Argentina. O evento ficará disponível para acessos até o dia 18 de novembro.

Confira a programação de eventos disponíveis na Internet

De 14 de outubro a 18 de novembro: Workshop “Uso seguro da Internet”, conduzido pela consultora em conceituação, planejamento e operação de projetos vinculados ao desenvolvimento tecnológico, Mariana Berruezo; pela educadora Mabel Chetman, que é especialista em informática educativa; e pela educadora e mestre em análise da Opinião Pública, Verónica Campanelli.

Para assistir até 18 de outubro: Conferência “Condições e desafios da inovação educativa, com Antonio Rodriguez de las Heras, professor da Universidade Carlos III de Madri e um dos maiores especialistas espanhóis em novas tecnologias. Ele também é diretor do Instituto de Cultura e Tecnologia da Universidade Carlos III, é professor associado da Sorbone, de Paris, e já foi premiado pela Fundesco – Fundação para o Desenvolvimento do Conhecimento – com o livro “Navegar por la información”. É autor de vários livros eletrônicos, entre eles “Por  la orilla del hipertexto y Los estilitas de la sociedad tecnológica”.

Inovar na Escola

O Congresso Internacional ocorre a cada dois anos e já se consolidou como o evento ibero-americano de maior impacto e participação dos envolvidos no debate sobre a utilização educativa das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Com o tema “Inovar na Escola – Modelos, Experiências e Protagonistas da Integração das TICs”, já na versão virtual, o congresso pretende antecipar as discussões e experiências que serão conhecidas e debatidas durante o evento presencial.

Os objetivos do congresso são apresentar e analisar as experiências educativas mais inovadoras que estão sendo realizadas com as TICs na escola; debater as possibilidades que a utilização pedagógica da Internet oferece no curto e no longo prazo; discutir o processo de mudança tecnológica, pedagógica e social que a integração das tecnologias da informação e comunicação implica dentro dos múltiplos desafios com que se depara a educação hoje; e refletir sobre as tendências e os cenários futuros da inovação, assim como as formas desejáveis de intercomunicação e gestão da comunidade educativa.

Para atingir esses objetivos, o evento será dividido em cinco grandes blocos de conteúdo: Condições e desafios da inovação educativa; A Escola, lugar de inovação; Políticas educativas para a inovação; Horizontes da inovação: para uma nova Internet Educativa para a Geração Rede; e Os protagonistas da inovação educativa.

Neste ano, o Brasil é o país convidado do evento. Isto significa que o encontro contará com a participação de representantes de destaque no panorama atual brasileiro em matéria de inovação educativa, assim como com as experiências mais relevantes colocadas em prática por docentes no país.

Sessões presenciais: 26, 27 e 28 de Novembro de 2009
Centro de Convenções Norte
Parque Ferial Juan Carlos I – IFEMA
Madri – Espanha
Inscrições:
50 € até 31 de outubro de 2009.
75 € desde 1 de novembro até 25 de novembro de 2009.

Sobre o EducaRede

O EducaRede é um dos maiores programas desenvolvidos pela Fundação Telefônica onde a instituição está presente, ou seja, na Espanha e em oito países da América Latina, inclusive no Brasil. Por meio de um portal na Internet, seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração das TICs no cotidiano da escola pública e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que participam dos projetos.

Sobre a Fundação Telefônica

Criada em 1999 com o objetivo de coordenar o investimento social do Grupo Telefônica no Brasil, a Fundação Telefônica completa 10 anos de atuação no País. Nesse período, mais de 500 mil pessoas foram beneficiadas direta ou indiretamente com os projetos de desenvolvimento social, que têm como eixos centrais a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes e a melhoria da qualidade da educação pública. Hoje, seus principais programas são o EducaRede e o Pró-Menino. A Fundação Telefônica mantém ainda os projetos Memória Telefônica e Voluntários Telefônica.

V Congresso Internacional EducaRede promove workshop na Internet
V Congresso Internacional EducaRede promove workshop na Internet