Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

A poluição gerada pela queima de combustíveis é consequência da grande quantidade de gás carbônico lançado no ar. Mas nós podemos melhorar esse cenário!

Como podemos – juntos – melhorar a qualidade do ar?


Bronquite, rinite, sinusite, asma… Viver em grandes cidades está cada vez mais prejudicial à saúde. A poluição gerada pela queima de combustíveis fósseis derivados do petróleo (gasolina e diesel) é consequência da grande quantidade de gás carbônico lançado na atmosfera. E não é à toa que cidades como São Paulo, Nova Iorque, Tóquio e Cidade do México figurem como as mais poluídas do mundo.

Todos os anos, milhares de pessoas procuram os hospitais devido a problemas respiratórios nos grandes centros urbanos. Enquanto isso, a frota de veículos nas ruas não pára de crescer. O transporte rodoviário é o responsável por 90% das emissões de gases causadores do efeito estufa. Hoje são 36 milhões de veículos circulando pelas ruas do Brasil.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, é possível melhorar a qualidade do ar das grandes metrópoles, através de medidas como:
– a melhoria da qualidade do transporte público;
– a integração total entre linhas de metrô e ônibus;
– a implantação de ferrovias e hidrovias;
– a melhoria da qualidade dos combustíveis e o aumento da quantidade de biodiesel na composição do diesel
– a renovação das frotas de veículos, já que carros antigos emitem cerca de 150 vezes mais poluentes do que os novos modelos.
Como cidadãos, também podemos (e devemos) colaborar, por meio de algumas mudanças de atitude. Na hora da compra, optar por veículos menos poluentes. Veículos movidos a gás natural e a álcool poluem muito pouco. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental americana (EPA), o álcool de cana-de-açúcar pode reduzir as emissões em até 61% comparado com a gasolina. Outras maneiras de preservar o planeta: utilizar transportes alternativos e cobrar dos governantes políticas públicas efetivas no setor dos transportes.
Como a poluição afeta o clima
É certo que o efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta. Os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, que bloqueiam a dissipação do calor. Assim, o calor fica concentrado na atmosfera e provoca mudanças climáticas. Pesquisadores afirmam que num futuro bem próximo poderemos ter a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão ser extintas e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais frequência.
 
Por Lucy De Miguel  |  Vetor Comunicação

Vamos cuidar do ar que respiramos
Vamos cuidar do ar que respiramos