Nossos voluntários brasileiros batalharam pela chance de realizar um trabalho voluntário fora do país e mostraram muita força de vontade. Saiba como foi!

Voluntários brasileiros representam a Fundação Telefônica fora do país

Voluntários em Santa Marta, na Colômbia

Eles batalharam pela chance de realizar um trabalho voluntário fora do país, concorreram com outros 500 pretendentes e mostraram muita força de vontade e determinação. Os três Voluntários Telefônica escolhidos para representar o Brasil no projeto Vacaciones Solidarias já têm histórias para contar: Vitor Fiorelli e Gidelma Moraes Bento foram convocados para atuar em uma instituição na Colômbia, enquanto Paula Rossi Aché de Freitas desenvolverá seu trabalho na Venezuela.

Este é o segundo ano que Gidelma, da Gerência de Logística, dedica suas férias ao trabalho solidário. No ano passado, ficou duas semanas na ACER, em Diadema, junto com os voluntários estrangeiros. Sua família colabora para a concretização desse sonho, já que é mãe de duas filhas (Eduarda, 11 anos e Victória, 8). Desta vez, o voluntariado será internacional. “Eu nunca andei de avião e já vou começar com uma viagem para a Colômbia, diretamente para Santa Marta”, diz. Gidelma está tão animada – ela parte no dia 23 de agosto, com retorno previsto para 11 de setembro – que sua empolgação é contagiante. “Uma vez voluntária, sempre voluntária. Se eu puder ajudar novamente no próximo ano, será uma alegria imensa poder participar”.

Vitor Fiorelli, que trabalha no Marketing Segmento Empresas, embarcou antes, na primeira fase do projeto. Desde 20 de julho ele está na instituição São Francisco Xavier, em Santa Marta, Colômbia, junto com outros 7 voluntários estrangeiros.  Sua função será ajudar na implantação de um centro de comunicação, incluindo uma rádio escolar, e promovendo a escola por meio de redes sociais. “Estou muito feliz pela oportunidade de participar deste projeto da Fundação Telefônica, no qual posso fazer a diferença e ajudar aos que mais necessitam, não importa a nacionalidade”.

Na Venezuela
Você já ouviu falar de Tito Salas, importante pintor venezuelano? Pois é na antiga casa do artista que Paula Rossi, da gerência de Gestão de Churn, está fazendo seu primeiro trabalho voluntário internacional. Localizada na comunidade de Petare, em Caracas, a casa está servindo de sede para o trabalho com quatro escolas da região, responsáveis pelo atendimento a crianças em situação de risco. A voluntária, que embarcou em 25 de julho e retorna em 13 de agosto, se preparou antecipadamente para desenvolver um bom trabalho. “Pesquisei bastante sobre a situação econômico-social da cidade e também sobre brincadeiras tipicamente brasileiras, para ensinar àquelas crianças”, diz.

Esta é a sexta edição do projeto Vacaciones Solidarias (ou Solidariedade nas Férias), realizado pela Fundação Telefônica em 7 países da América Latina, no qual participam voluntários dos 19 países onde o Grupo Telefônica atua. Nesta edição, 100 voluntários foram convocados para dedicar suas “férias” ao trabalho solidário.

Por Lucy De Miguel  |  Vetor Comunicação

Voluntários brasileiros participam de ações na Colômbia e Venezuela