Planejar aulas integradas à tecnologia requer conhecimento sólido dos recursos digitais a serem utilizados. Para cada atividade, há opções de dispositivos, recursos educacionais digitais (REDs) e objetos digitais de aprendizagem (ODAs) mais - ou menos - adequados. Por isso, é preciso avaliar aspectos como usabilidade, acessibilidade, design, motivação, alinhamento, reusabilidade e qualidade de conteúdo. Além disso, é preciso levar em consideração todos os recursos necessários e, principalmente, lembrar que incorporar tecnologias digitais na educação é mais do que utilizá-las como suporte e meio de engajar a turma: é usufruir de recursos que potencializam a aprendizagem e que promovem a aquisição de competências, habilidades e construção de novos conhecimentos.
Outro fator que precisa ser considerado é que uma boa aula com utilização de REDs e ODAs exige, em primeiro lugar, que os objetivos de aprendizagem estejam bem definidos, isto é, é preciso que esteja claro o que as alunas e os alunos devem compreender e o que é esperado que eles saibam ao final da aula. Perguntas como “o que meus alunos devem ser capazes de entender?” e “por meio de quais atividades vou torná-los capazes?” são importantes na elaboração de um ODA, visto que ele, assim como os demais recursos tecnológicos, deve servir às propostas e aos objetivos da aula.
Nesse sentido, as atividades, os REDs e os ODAs selecionados por você devem contemplar os objetivos do planejamento, e não o contrário, em um caminho em que se planeja a aula a partir de uma atividade. O uso de tecnologia deve ser o meio, e não o fim, e necessita da realização de uma busca criteriosa entre os materiais e recursos disponíveis.
Para que você tenha uma experiência positiva com o uso da tecnologia durante suas aulas, preparamos um infográfico que, além de reunir aspectos abordados neste tópico, apresenta dicas importantes, como orientações de uso e combinados com a turma!