Conhecer alguns recursos digitais não é garantia de que a pessoa tenha habilidades e capacitação para selecionar, avaliar e utilizar, com proficiência, as tecnologias digitais. É preciso que o docente desenvolva suas competências digitais, isto é, o conjunto de habilidades e conhecimentos sobre o mundo digital que tornam a pessoa apta a desenvolver com êxito as atividades que necessita, a partir dos seus saberes sobre o assunto.
No caso de educadores, as competências digitais envolvem usar os saberes e o conhecimento digital de forma pertinente nas situações de prática docente, proporcionando o empoderamento dos alunos, assim como a integração das tecnologias digitais ao currículo e a fluência no uso de tecnologia digital.
As competências digitais podem ser divididas em três áreas, considerando o contexto escolar, de acordo com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB): pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional.
A cidadania digital se apresenta como base para o bom desenvolvimento das demais áreas e traz competências que devem ser desenvolvidas por todas as pessoas. É necessário ter uma visão crítica acerca do mundo digital, entender nosso papel para que esse ambiente seja seguro e tratar dessa questão com alunos, com outros professores e com a comunidade escolar em geral.
As competências digitais que compõem essa área são: