Vamos refletir sobre a organização da sala de aula?
Em uma aula sobre História do Brasil para o 5º ano, a professora resolveu fazer um jogo de desafios para coletar evidências da aprendizagem dos alunos. O jogo foi realizado na lousa, mas os alunos jogaram em grupo. Como os alunos deveriam estar atentos à lousa para saberem os desafios, a professora manteve a sala disposta em fileiras, formando grupos a partir da proximidade entre os alunos. Porém, como a atividade previa conversas internas no grupo para resolver cada desafio proposto, a disposição em fileiras atrapalhou a interação entre o grupo e nem todos os alunos se sentiram motivados a participar do jogo.
Nesse exemplo simples, se a professora tivesse planejado organizar os alunos e suas respectivas mesas em grupo, todos poderiam se entreolhar e se sentiriam mais aptos a manifestar suas opiniões. Além disso, a equidistância e a possibilidade de estarem de frente uns para os outros promoveriam momentos em que todos poderiam se olhar, havendo maior chance de eles se sentirem pertencentes ao grupo e, assim, mais engajados no momento proposto.
A sala de aula se apresenta como um espaço flexível, multiúso, que faz parte do processo de ensino e aprendizagem ao influenciar o andamento e a efetividade das propostas de atividades realizadas. Dessa forma, a composição desse espaço vai depender, intrinsecamente, dos objetivos de aprendizagem elencados.
Ao observar o foco em competências digitais e no uso pedagógico da tecnologia, se a intenção for montar uma aula com uso de tecnologias, é preciso pensar na escolha do espaço da escola onde vão ser realizadas as atividades: na sala de aula? Na biblioteca? No laboratório de informática? Que tipo de organização possibilita o melhor rendimento à turma? Uma lista dos dispositivos digitais e equipamentos que estão disponíveis na escola também precisa ser organizada para que seja possível selecionar os recursos que serão utilizados. Outros elementos para serem mapeados são: quais dispositivos têm acesso à internet? Quantos equipamentos estão disponíveis? Há equipamento suficiente para os estudantes usarem individualmente ou eles formarão duplas ou trios? Há a necessidade de baixar aplicativos com antecedência? Os equipamentos têm permissão de uso da plataforma que você quer utilizar?
Para auxiliar no planejamento eficiente, preparamos um infográfico com os pontos positivos de diferentes possibilidades de organização dos estudantes em sala: